Rhema Family - EU NÃO AJUDO MINHA ESPOSA...

Um amigo veio a minha casa tomar café, sentamos e conversamos, falando sobre a vida. A um certo ponto da conversa, eu disse: “Vou lavar os pratos e volto num instante”. Ele olhou para mim como se eu lhe tivesse dito que ia construir um foguete espacial. Então ele me disse, com admiração mas um pouco perplexo: “Ainda bem que você ajuda a sua mulher, eu não ajudo porque quando eu faço a minha mulher não elogia. Ainda na semana passada lavei o chão e nem um obrigado.”  Voltei a sentar-me com ele e lhe expliquei que eu não "ajudo" a minha mulher. Na verdade, a minha mulher não necessita de ajuda, ela tem necessidade de um companheiro. Eu sou um sócio em casa e por via dessa sociedade as tarefas são divididas, mas não se trata certamente de uma "ajuda" com as tarefas de casa. Eu não ajudo a minha mulher a limpar a casa porque eu também vivo aqui e é necessário que eu também a limpe. Eu não ajudo a minha mulher a cozinhar porque eu também quero comer e é necessário que eu também cozinhe. Eu não ajudo a minha mulher a lavar os pratos depois da refeição porque eu também uso esses pratos. Eu não ajudo a minha mulher com os filhos porque eles também são meus filhos e é minha função ser pai. Eu não ajudo a minha mulher a lavar, estender ou dobrar as roupas, porque a roupa também é minha e dos meus filhos. Eu não sou uma ajuda em casa, eu sou parte da casa. E no que diz respeito a elogiar, perguntei ao meu amigo quando é que foi a última vez que, depois da sua mulher acabar de limpar a casa, tratar da roupa, mudar os lençóis da cama, dar banho em seus filhos, cozinhar, organizar, etc... ele lhe tinha dito obrigado? Mas um obrigado do tipo: Uau, querida!!! Você é fantástica!!! Isso te parece absurdo? Está te parecendo estranho? Quando você, uma vez na vida, limpou o chão, você esperava no mínimo um prêmio de excelência com muita glória… Porquê? Nunca pensou nisso, amigo? Talvez porque para você, a cultura machista tenha mostrado que tudo seja tarefa dela. Talvez você se tenha sido ensinado que tudo isto deva ser feito sem que você tenha de mexer um dedo? Então elogia-a como você queria ser elogiado, da mesma forma, com a mesma intensidade. Dá uma mão, SE COMPORTE COMO UM VERDADEIRO COMPANHEIRO, NÃO COMO UM HÓSPEDE que só vem comer, dormir, tomar banho e satisfazer as necessidades sexuais… Sinta-se em casa. Na sua casa. A mudança real da nossa sociedade começa em nossas casas, vamos ensinar aos nossos filhos e filhas o real sentido do companheirismo!" (Autor desconhecido)
Não tem como não ler isso aqui e não refletir sobre as coisas como elas são.
Família é isso, é uma  constante rotação, onde tudo está em movimento o tempo todo. Começa com dois estranhos tendo que dividir a casa, o espaço, as coisas, enfim tudo. Existe um período de adaptação onde manias, gostos e novidades vão surgindo e cada um trabalha a seu modo. Deve-se abrir a mente  porque nem tudo será mais do seu jeito. Deve-se aprender a respeitar um ao outro e encontrar a melhor forma para que aquela toalha deixada na cama não seja mais um problema, para que o esquecimento do tubo de creme dental não seja mais uma discussão desnecessária, o que dizer dos copos na pia.

Não existe mais: Na casa da minha mãe… Agora a casa é de vocês! Para que a harmonia seja plena, muitas serão as vezes em que se abrirá mão de algo pelo bem comum. Outras tantas vezes você deixará de fazer da sua maneira porque verá que a forma que o outro trás é melhor. E assim as coisas começaram a ser da melhor maneira para a família.
Depois por sequência chegam os filhos, esses vêm para completar o que vocês dois já são: uma família!
No entanto tudo começa de novo, porque filho não vem com manual de instrução, vai ser tudo aprendido com a prática, surgiram erros mas sei que os acertos superam tais erros.
Fazemos parte de uma sociedade onde cada participante da família vinha com uma responsabilidade. O marido tem o dever de suprir financeiramente a família e a mulher cuidar da casa, dos filhos e  marido. Essa era a ideia a qual perdurou por muitas décadas, no entanto, neste tempo presente ocorreram muitas mudanças e a mulher passou a ser mais parceira do que apenas aquela que ficava em casa.
Em nossos dias é raro uma mulher ser do lar. Hoje a autonomia da mulher a fez continuar trabalhando, mesmo depois de constituir família, sendo assim auxiliadora também no que se refere ao financeiro. Hoje não podemos falar apenas de parceria, mas de sociedade no que se refere a família. Se faz necessário que essa sociedade seja em todas as áreas, não dá mais para o homem chegar do trabalho e ficar sentado no sofá, esperando o jantar ficar pronto, como muitas vezes vi meu pai fazer. Minha mãe trabalhou fora a vida toda e ainda chegava cansada, mas não podia sentar no sofá porque tinha que dar sequência ao seus afazeres domésticos.
Hoje essa conduta não é mais justa, os dois estão cansados, os dois trabalharam o dia todo e porque não, os dois cuidarem das atividades domésticas em prol da família, para que os dois possam sentar no sofá ao mesmo tempo.
Afinal, tanto o marido quanto a esposa moram na casa, comem, usam as roupas, usam o banheiro, enfim, o bem é comum a todos.
E porque sobrecarregar apenas um?!?
Vejo o casamento como uma sociedade onde todos dividem tudo. Ninguém fica com o fardo maior ou mais pesado. Nenhum está mais cansado que o outro, nenhum trabalha mais que o outro. Hoje além de marido ou esposa, temos um sócio ou uma sócia, onde divide-se tudo!
Fica muito mais fácil quando entendemos que a ajuda sempre é bem vinda! Enquanto um faz a comida, o outro vai dando um jeito na casa, enquanto um está dando banho nas crianças, o outro está arrumando as camas para elas dormirem, preparando o leite, enfim trabalhando para o bem comum.
Se pararmos de ver o casamento como nossos pais enxergavam e olharmos para essa nova sociedade num todo, veremos que tudo se tornará muito melhor.
Em casa eu, além de ter um homem de Deus e esposo, tenho um sócio, onde juntos buscamos trabalhar para que tudo fique em harmonia.
É normal se perguntar: Precisa de ajuda?!?


E se o outro precisar, claro essa ajuda vem, não com cara feia ou por obrigação, mas porque os dois tem a necessidade de ver tudo pronto, para que juntos possam ganhar aquele tempo de descanso.
Lemos na ilustração acima, uma amigo surpreso pela sociedade que o dono da casa demonstra ter  com sua atitude e explicação.
Espero que a nova geração seja capaz de banir de uma vez por todas tais comportamentos não tão adequados aos dias de hoje.
Família é mais do que duas pessoas que se amam, vai além do que estamos acostumados a ver. Se deixarmos de ser tão egoístas e partimos para essa novidade em família, as coisas tendem a ser muito melhores. Não haverá mais problemas com a louça na pia, ou o cesto de roupa suja, ou a cama desarrumada, ou o pó do móvel e tantas outras coisas, tão desgastantes mas constantes em nosso dia a dia.
Não haverá mais reclamações tão presentes, não haverá mais sobre peso, nem fardo.
Seus filhos cresceram como  pessoas que fazem a diferença, porque a base que são vocês, o exemplo são os de vocẽs como casal. Eles serão homens e mulheres com uma formação mais adequada de família, porque isso é comum em sua casa.
Como igreja, buscamos sempre compartilhar mudanças que fazem a diferença e assim buscamos uma sociedade melhor onde cada um se torne um ser humano capaz de se superar a cada dia.


“Familia: uma sociedade que dá certo!”





Pra. Faby Pereira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário