segunda-feira, 14 de julho de 2014

Copa do Mundo 2014 no Brasil

O Brasil voltou a receber uma Copa do Mundo após 64 anos e, apesar do pessimismo inicial – simbolizado pela frase "Imagina na Copa", que virou bordão e piada nas redes sociais, o Mundial acabou no domingo (13) sob elogios de estrangeiros e dos brasileiros. Nem todos os preparativos foram finalizados, muitas obras ficaram inacabadas, houve brigas, alagamentos em cidades-sede, invasão de estádio, mas, diante da expectativa inicial e com uma disputa de alto nível entre as seleções e muita festa dentro e fora dos estádios, o evento termina melhor do que se imaginou.
Veja a seguir o que deu certo e o que deu errado neste Mundial:
O QUE DEU CERTO
Hospitalidade
A recepção foi tão boa que os gringos querem voltar. Os estrangeiros elogiaram a atenção, a simpatia e, principalmente, a alegria dos brasileiros em ajudar e ser prestativos.
Acomodação
Não faltaram leitos nos hotéis; as caravanas de torcedores conseguiram acomodar seus carros e trailers; e até as areias de Copacabana, na Zona Sul do Rio, viraram abrigo para sacos de dormir, sempre com bom humor.
Comida
Farofa, pão de queijo, churrasco e outras comidas típicas fizeram sucesso dentro e fora dos estádios. Estrangeiros invadiram nossos restaurantes e bares, e entenderam por que os brasileiros comem tanto.
Transporte
Apesar do trânsito para ir aos jogos em algumas cidades-sede, esquemas especiais montados pelas prefeituras conseguiram amenizar os congestionamentos, como em São Paulo, que decretou feriado na abertura da Copa, no dia 12 de junho.
Protestos
As manifestações que antecederam o Mundial eram embaladas pelo grito de "Não vai ter Copa", mas diminuíram com o início da competição. Em junho, o número de atos em São Paulo foi 61% menor que em maio.
Greves
Paralisações às vésperas da Copa, como a dos metroviários em São Paulo e a da Polícia Militar na Bahia, não se repetiram durante o Mundial.
Gols
Um dos pontos positivos da Copa saiu dos pés dos jogadores do torneio, que vai ficar marcado por uma média impressionante de gols nas partidas. A torcida nos estádios, nas ruas e casas se animou a cada bola na rede.
Aeroportos
Teve turista que desceu no país errado. Teve torcedor que assistiu a jogo do aeroporto.Os atrasos de voos ocorreram, mas dentro da normalidade, e não prejudicaram a festa.
Fifa Fan Fest
A boa organização, os telões e as atrações da Fifa Fan Fest fizeram a alegria dos torcedores, que lotaram as festas para assistir aos jogos durante o Mundial. Todo mundo se divertiu.
Crianças
Os pequenos torcedores provaram que sabem se vestir, torcer e chorar pelo amor ao esporte.
Turismo
A Copa do Mundo também trouxe lucros. Apenas em São Paulo, a estimativa é que o Mundial tenha movimentado R$ 1 bilhão. O Ministério do Turismo ainda deve divulgar um balanço nacional.
Segurança
Houve protestos na abertura da Copa e um atirador de elite chegou a pedir permissão para abater um suspeito – que era um membro do esquadrão do Gate – na Arena Corinthians. Mas não houve grandes incidentes. A Polícia Federal impediu 267 estrangeiros de entrar no país.
O QUE DEU ERRADO
Trânsito
Torcedores enfrentaram filas em São Paulo, Salvador e Manaus nos primeiros jogos da Copa. Os congestionamentos fizeram com que muitos tivessem que assistir às partidas ou apenas ouvi-las dentro do carro.
Vila Madalena
O bairro boêmio virou "point" durante a Copa na capital paulista. A festa começou bem, mas a grande quantidade de pessoas travou ruas, que viraram uma "micareta fora de época", com direito a brigas, feridos, xixi pelas calçadas e tráfico de drogas.
Alagamentos
Natal, Recife e Porto Alegre enfrentaram alagamentos e deslizamentos após chuvas intensas. A pior situação ocorreu na capital do Rio Grande do Norte.
Filas
No primeiro jogo da Copa em Brasília, parte do público não entrou a tempo da partida no Estádio Nacional Mané Garrincha. Também houve reclamações sobre filas para comprar lanches e cerveja em vários estádios.
Cambistas
Centenas de cambistas foram detidos nos arredores dos estádios, e uma máfia de venda ilegal de ingressos, que teria atuado em quatro Copas, foi desbaratada em operação da Polícia Civil do Rio.
Brigas
Tumultos e brigas entre torcedores foram registrados pelo país, principalmente após a derrota do Brasil para a Alemanha por 7 x 1 na semifinal. Pelo menos 197 torcedores foram detidos.
Protestos
Mesmo em pouco número, as manifestações e a truculência da polícia viraram notícia durante a Copa. Duas jornalistas da emissora americana CNN se feriram após serem atingidas por estilhaços de bomba de efeito moral no dia da abertura, 12 de junho.
Mortes
Um jornalista argentino morreu em um táxi atingido por uma viatura durante perseguição policial em São Paulo, e uma jornalista também argentina foi vítima fatal de um acidente em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, duas pessoas morreram após a queda de um viaduto que fazia parte das obras de mobilidade para a Copa.
Invasão
Chilenos sem ingresso invadiram uma área restrita do Maracanã, no Rio, derrubaram divisórias, televisões e armários. O governo federal e o Comitê Organizador local admitiram a falha.
Seleção
O Brasil começou bem, mas acabou tomando a maior goleada de todos os tempos da Alemanha: 7 x 1. A derrota virou piada na internet, mas também houve tumultos, brigas e ônibus incendiados pelo país depois da partida. 

Rosanne D'AgostinoDo G1, em São Paulo

E infelizmente não foi dessa vez. A seleção brasileira apresentou um futebol de péssima qualidade, sem opções de esquema tático e ainda para complicar perdemos o nosso craque Neymar Jr por lesão. A seleção terminou na 4ª colocação após perder para Holanda por 3 x 0 na disputa do terceiro lugar, não merecendo uma melhor colocação. Em contra partida, parabéns a seleção da Alemanha que após um bom jogo contra a Argentina, sagrou-se campeã após marcar 1 x 0 na prorrogação, chegando a conquista do seu tetra-campeonato.
Bispo Miro PereiraRhema Comunidade Cristã
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário