quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ACHAR UM CAMINHO DE ARREPENDIMENTO


Texto: E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.( Atos 13:22)

Introdução: Um os fatos mas marcantes na vida de Davi, é ele ter sido chamado por “Deus” de “homem segundo o Seu coração”, apesar de todos os pecados que cometeu.
É incrível que um homem que cometeu um adultério, seguido de um assassinato premeditado, possa ter tamanha intimidade e comunhão com o Senhor, a ponto de ser reconhecido de maneira tão maravilhosa.
No entanto, qual era o segredo de Davi? Ele entendeu profundamente o que era “arrepender-se” e o que era viver “uma verdadeira conversão”.
Muitos não entendem que salvação e conversão são coisas distintas, diferentes.

SALVAÇÂO – somos salvos pela graça de Deus, mediante a fé, não há mérito humano algum nisto. Aquele que confessa Jesus como Senhor e Salvador recebe a vida eterna, independente da sua condição atual ou passada. Essa é uma verdade espiritual.

CONVERSÃO – é o desenvolvimento da Salvação. Paulo nos exorta em Filipenses para que “operai a vossa salvação” (Filpenses 2:12). Operai significa tão somente desenvolver, fazer crescer, é assim que devemos agir com a nossa conversão. Isso significa que precisamos nos arrepender de nossos pecados, posicionarmos todos os dias, retomando o nosso caminho em direção ao alvo que é Jesus Cristo.
Essas características estavam presentes na vida de Davi. Vemos que sua atitude de humildade trouxe grande restauração para sua vida.

ARREPENDIMENTO OU REMORSO – Qual a diferença?

ARREPENDIMENTO – É o caminho de volta ao Senhor, é especialmente humildade para reconhecer seu pecado e se reposicionar. É algo que não só acontece a nível de alma, mas profundamente no Espírito.

REMORSO – É apenas o medo das conseqüências do pecado. É na verdade um sentimento egoísta, porque está preocupado apenas consigo mesmo e não como o nosso Senhor, nosso Deus.
Pedro e Judas são dois homens que nos mostram perfeitamente essa diferença.
Pedro – antes da crucificação vemos que ele foi tão ou mais traidor do que Judas, já que Jesus esperava muito mais dele, que dentre os doze fazia parte de um circulo muito mais intimo com Jesus.
Judas – sentiu remorso por aquilo que fizera com Cristo e por isso jogou as moedas no templo (Mateus 27:3). Não houve arrependimento, por isso não houve restauração.
Pedro achou o “caminho do arrependimento” e viveu a restauração descrita em João 21:16 – (Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas).

Como encontrar o Caminho do Arrependimento?
Devemos dar alguns passos para receber a cura e a restauração.
  1. Devemos ter consciência do pecado e reconhecer a necessidade do perdão, humilhando-se diante do Senhor. (Salmo 51:2,3 e 7)
O primeiro e decisivo passo para o arrependimento é reconhecermos o nosso pecado. O Espírito Santo é quem convence o homem, por isso, quanto mais comunhão tivermos com Deus, mais fácil será ter um verdadeiro arrependimento. O culto ao Senhor é racional, devemos ter consciência de quem é Deus e da necessidade que temos Dele. Humilhar-se significa reconhecer que precisamos do perdão. É assim que Davi se apresenta diante de Deus. O grande rei, o ungido de Deus, o homem que matou o gigante; ele não era perfeito, precisava ser lavado do seu pecado. Davi tinha um curriculum com o Senhor, mesmo assim, ao cair teve que se arrepender. O orgulho é um obstáculo para chegar-se ao arrependimento. Ande limpo e em santidade.

  1. Devemos ter consciência da misericórdia e do amor de Deus, sem medo das conseqüências do pecado.(Salmo 51:1-6)
O grande roubo na vida do homem é viver debaixo de acusações e conseqüentemente viver fugindo da presença de Deus.
Exemplos disto:
  • relacionamento conjugal antes do casamento (gravidez)
  • do uso de drogas ( doenças, mazelas)
  • infidelidade (doenças, filhos bastardos)
  • entre outros.
Precisamos crer no amor e na misericórdia do Senhor. Não podemos ter medo das conseqüências do pecado, quando confessamos e nos arrependemos, a vontade perfeita de Deus se estabelece. Ainda que não da maneira que gostaríamos.
Foi o que Davi viveu com Bete-Seba; enquanto o filho gerado estava doente, ele jejuou e orou, mas quando a criança morreu, ele entendeu que aquela era à vontade de Deus. A sua primeira atitude foi adorar ao Senhor, levantando-se para um novo tempo.

  1. Devemos ter um coração quebrantado e contrito, quebrando com toda a religiosidade. ( Salmo 51:16-17)
A religiosidade ensinou as pessoas a associarem arrependimento com punição ou penitencia.
  • açoites
  •   automutilações
Desse modo deixam de viver um arrependimento verdadeiro. Punições não agradam ao Senhor, o que verdadeiramente agrada o coração de Deus é a mudança de atitude. A conversão – fechar definitivamente qualquer caminho para o pecado. Trilhe o caminho de arrependimento, não tenha uma vida derrotada, mude de atitude e comportamento.

Aquele que trilha o caminho do arrependimento tem mudanças em seu caráter.

I - Ele não admiti voltar ao caminho de pecados – ele adquire um espírito inabalável. ( Salmo 51:10)
O verdadeiro arrependimento é aquele que não admite um caminho de volta, não permitindo que o pecado domine mais.
II – Ele não só deixa de fazer o mal mas passa praticar o bem – ele adquiri o espírito voluntário. ( Salmo 51:12)
O caminho que o Senhor tem para trilharmos , não só nos fará a “não” praticar mais, como nos fará alcançar patamares maiores e imagináveis.
Deus nos fará realizar as obras que não fazíamos, tudo será feito com muita alegria, por sermos salvos e libertos tendo a consciência disto.

Conclusão:
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. – ( II Crônicas 7:14)
Abra o teu coração, se arrependa e abra-se para viver o melhor de Deus, pois você deverá:
1) Chamar a Jesus – é através de Jesus Cristo que conseguimos vivenciar esta transformação;
2) Se humilhar - pedir perdão, se arrepender;
3) Orar – confessar a Deus os teus pecados através da oração, da conversa intima com Deus;
  1. Buscar - a busca deve ser constante, pois estamos em contato direto com este mundo onde o maligno reina;
Só assim, poderemos viver o melhor de Deus que é a verdadeira conversão e vida plena em Cristo.


Pra. Fabiana Pereira



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário